Pasted Graphic 3

Investigação


Qualificação de detectores de fugas

Refletindo as crescentes preocupações com o aquecimento mundial, o regulamento europeu 842/2006 estabeleceu a obrigatoriedade das inspecções periódicas a equipamentos com gases fluorados. A sua implementação implicará o uso de equipamentos capazes de detectar fugas com uma sensibilidade mínima de 5g/ano. A garantia da aplicação deste regulamento implica que todos os detectores de fugas sejam sujeitos a uma ensaio de qualificação antes de serem usados e, depois, a cada 12 meses de acordo com a norma EN 14624.
O METROVAC está a implementar um método de qualificação destes detectores para poder disponibilizar serviços às empresas que vierem a realizar estas inspecções. Este equipamento permitirá oferecer os serviços de qualificação de detectores essenciais ao início da actividade de inspecção.
Pasted Graphic 2


Quantificação de microfluxos

A qualificação de detectores de fugas é totalmente baseada na exactidão com que se conseguem calibrar as fugas de referência. Portanto, há que assegurar a rastreabilidade da calibração dessas fugas.
Estamos a desenvolver um método de calibração de fugas de referência que funcione para qualquer gás (halogenado ou não) e com uma pressão de descarga variável (tipicamente vácuo ou atmosfera). Estão já em curso os primeiros ensaios cujos resultados serão submetidos para publicação em breve.


Avaliação da Permeabilidade Selectiva da Cortiça
Pasted Graphic 1

Uma das principais aplicações da cortiça é em rolhas para engarrafamento de vinho. Acredita-se que a rolha contribui para a evolução positiva do vinho em garrafa através de um processo designado de micro-oxigenação. Com este projecto, pretendemos avaliar quantitativamente a permeabilidade da cortiça a gases e vapores de interesse na produção de vinho. Pretendemos, assim, dar um contributo para a valorização dos produtos de cortiça, símbolo da diferenciação das exportações nacionais.
Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e está a ser realizado em colaboração com o Centro de Estudos Florestais (CEF) do Instituto Superior de Agronomia.
Pasted Graphic

Outros projectos

No laboratório de Superfícies do CEFITEC decorrem vários outros projectos na área da caracterização de materiais biológicos e da nanotecnologia. Mais infomações estão disponiveis no site do Grupo de Ciência de Superfícies e Tecnologia de Vácuo.

Pasted Graphic 1