Investigação
Qualificação de detectores de fugas
Refletindo as crescentes preocupações com o aquecimento mundial, o regulamento europeu 842/2006 estabeleceu a obrigatoriedade das inspecções periódicas a equipamentos com gases fluorados. A sua implementação implica o uso de equipamentos capazes de detectar fugas com uma sensibilidade mínima de 5g/ano. A garantia da aplicação deste regulamento implica que todos os detectores de fugas sejam sujeitos a uma ensaio de qualificação antes de serem usados e, depois, a cada 12 meses de acordo com a norma EN 14624.
O METROVAC foi o primeiro laboratório a implementar um método de qualificação destes detectores para poder disponibilizar serviços às empresas que vierem a realizar estas inspecções. Este equipamento permite oferecer os serviços de qualificação de detectores essenciais à actividade de inspecção.
Quantificação de microfluxos
A qualificação de detectores de fugas é totalmente baseada na exactidão com que se conseguem calibrar as fugas de referência. Portanto, há que assegurar a rastreabilidade da calibração dessas fugas.
Desenvolvemos um método de calibração de fugas de referência que funciona para qualquer gás (halogenado ou não) e com uma pressão de descarga variável (tipicamente vácuo ou atmosfera). .
Permeabilidade e desodorização da Cortiça
Uma das principais aplicações da cortiça é em rolhas para engarrafamento de vinho. Acredita-se que a rolha contribui para a evolução positiva do vinho em garrafa através de um processo designado de micro-oxigenação. Avaliámos quantitativamente a permeabilidade da cortiça a gases e a vapores de interesse na produção de vinho.
Também temos trabalhado em processos de desodorizarão da cortiça para garantir uma rolha limpa de contaminantes, em particular de TCA.
Pretendemos, assim, dar um contributo para a valorização dos produtos de cortiça, símbolo da diferenciação das exportações nacionais.
Outros projectos
No laboratório de Ciência das Superfícies do CEFITEC decorrem vários outros projectos na área da caracterização de materiais biológicos e da nanotecnologia. Mais informações estão disponíveis no site do CEFITEC.